A importância das Normas técnicas da ABNT na construção civil

28_01

Nos adequamos às normas o tempo todo. As regras impostas pelos pais durante a infância, as diretrizes da escola na qual estudamos, a instrução normativa da empresa em que você trabalha. Apesar do “jeitinho brasileiro” sempre tentar prevalecer, não há como escapar de normas. O mesmo vale para a construção civil.
No Brasil, o setor é normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Alinhado com as tendências internacionais, o órgão está em atividade desde 1940 e sua atuação é de grande importância para o cenário.
a ABNT surgiu em 1940. Naquela época, o grande problema para o cenário, tanto na construção civil quanto para o cenário científico de pesquisa, era a inconsistência.
Um exemplo claro era de que, na época, existiam dois grandes laboratórios de pesquisa, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que constantemente, não concordavam entre si entre aprovar ou reprovar um projeto de pesquisa. O problema ocorria porque cada instituição possuía seu próprio padrão de avaliação, que constantemente não “casavam” entre si.
Nesse cenário, a ABNT surgiu para definir padrões e universalizar os critérios de avaliação. Sua importância para a construção civil foi em justamente contribuir para que não se construa de qualquer forma, com a ausência de padrões de qualidade bem definidos e dessa forma contribuindo para estruturas frágeis e perigosas. Graças à ABNT, não se pode construir de qualquer maneira. Temos normas a seguir.