Eng. José Tadeu participa de conferência internacional sobre direitos das pessoas com deficiência

Comitiva do Confea na ONU
Comitiva do Confea na ONU

Comitiva do Confea na ONU

De 13 a 15 de junho aconteceu a 10ª Conferência dos Estados Partes da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COSP, na sede da Organização das Nações Unidas – ONU, em Nova York. Instituição engajada na causa, o Confea participa das discussões, conforme Decisão aprovada na última Plenária, e destaca seu importante papel no tocante à fiscalização do exercício e das atividades da engenharia com vistas à acessibilidade.

Presidente José Tadeu, Secretário Marco Pellegrini e Jary Castro

Presidente José Tadeu, Secretário Marco Pellegrini e Jary Castro

Presidente Eng. José Tadeu

Presidente Eng. José Tadeu

Comitiva do Confea na ONU

Comitiva do Confea na ONU

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi adotada pela Assembleia Geral da ONU, em 13 de dezembro de 2006, e passou a valer em 2008, quando obteve a vigésima ratificação entre os países signatários.

Desde então, as partes se reúnem anualmente – obedecendo ao artigo 40 do documento -, quando decisões são tomadas para cumprir as metas do tratado. O país-presidente da sessão deste ano é a Bulgária, com auxílio da vice-presidência composta por Tunísia, Sri Lanka, Equador e Alemanha.

Além do presidente José Tadeu, compõem a comitiva o conselheiro federal  Alessandro Machado; o presidente do Crea-SP,  Vinícius Marchese Marineli; o representante do Confea na Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Carlos Eduardo Vilhena; o  especialista em acessibilidade Jary de Carvalho e Castro; e a analista Sabrina Borba Sales Carpentier.

ART e acessibilidade

Reunidos na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) para a 10ª Conferência dos Estados Partes da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COSP, organizações da delegação brasileira apresentaram sua atuação na promoção da acessibilidade.

onu_ Image 2017-06-15 at 10.26.37

Na ocasião, o presidente  da Febrae e do Confea, José Tadeu da Silva, destacou que nas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) é obrigatório atestar que o projeto atende aos requesitos de acessibilidade.

Representantes do Confea também mencionaram a cartilha que o Conselho elaborou sobre o tema, entre outras ações no âmbito da acessibilidade. Segundo eles, ainda este ano o Confea realizará um evento sobre os direitos da pessoa com deficiência.

A reunião também contou com a presença da deputada federal Mara Gabrilli, que desenvolve programas de defesa de direitos das pessoas com deficiência, e do secretário especial Nacional da Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos, Marco Pellegrini.

onu_ Image 2017-06-15 at 10.26.39

Fonte: Equipes de comunicação do Confea e de assessoria internacional; ONU