História

Nos anos de 1933 a 1935 ficou patente a necessidade de um órgão de representação da Engenharia Brasileira como um todo, principalmente em face de organismos internacionais, o que levou as mais importantes associações de engenheiros da época a se congregarem em uma federação, que tomou o nome de Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (FEBRAE).

Atualmente a Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, Sociedade Civil, sem fins lucrativos, fundada em 7 de dezembro de 1935, graças ai idealismo de Francisco Saturnino de Brito Filho, declarada de utilidade pública, pelo Decreto nº34.867 de 30 de dezembro de 1953, com representante oficialmente reconhecido junto ao Parlamento Nacional, é constituída pelas principais Associações de Engenheiros estabelecidas no território Nacional. No âmbito internacional, a FEBRAE representa a Engenharia Brasileira, exercendo esta representação através de sua participação como membro fundadora da Unión Panamericana de Asociaciones de Ingenieros, que reúne associações de engenheiros de 31 países das três Américas, com sede alternada, hoje em Porto Rico, e da WFEO/FMOI (World Federation of Engineering Organizations/ Fédération Mondiale des Organisations d’Ingénieurs), com 90 países representantes dos cinco Continentes, com sede em Paris.

decreto

Decreto Federal nº 34.867, de 30 de Dezembro de 1953

lembranca

Lembrança da Constituição da “União Panamericana de Associações de Engenharia” UPADI 20 de Julho de 1949

Palavra do Presidente

“Febrae dá um importante passo rumo à valorização profissional Visando cada vez mais o engrandecimento da classe e a valorização dos profissionais da área tecnológica, a nossa Federação está lançando um novo site, com o objetivo de divulgar as ações da Febrae e das associações federadas, como também, levar informações úteis e importantes com maior agilidade e rapidez. Temos a certeza que será um importante instrumento de comunicação, pois está mais moderno, dinâmico e será atualizado semanalmente. Desta forma contamos com a colaboração das entidades para que nos enviem notícias de interesse dos profissionais, tendo em vista que procuramos fazer um trabalho em conjunto em torno de interesses comuns, cujo resultado são benéficos para todos. Sem dúvida, isso representa uma grande conquista para a Febrae, pela qual tanto temos lutado nos últimos anos. Futuramente poderemos disponibilizar um site para cada federada, desde que haja interesse, por um valor mensal “simbólico”.”

José Tadeu da Silva
Presidente (Licenciado)