José Tadeu transmite presidência da Upadi à boliviana Teresa Dalenz

upadi_tereza

Após dois anos à frente da União Pan-Americana de Associações de Engenheiros (Upadi), o engenheiro civil e também presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, passou o comando da Upadi para a engenheira civil boliviana María Teresa Dalenz. A nova dirigente assume o mandato 2017-2018 e ganha destaque por ser a segunda mulher a presidir a entidade internacional. A cerimônia de posse foi realizada na última sexta-feira (27/1) em Sucre, capital constitucional da Bolívia.

Dalenz tem 59 anos, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Técnica de Oruro em 1984, cursou Gerência de Construção na Universidade do Chile em 2004, e tem especialização em Comércio Exterior pela Universidade Andina Simón Bolívar. Entre 2013 e 2014 foi presidente da Sociedade de Engenheiros da Bolívia.

Alianças internacionais
Ao encerrar sua gestão à frente da Upadi, o engenheiro civil José Tadeu compartilhou com a diretoria parcerias iniciadas em seu mandato e que irão render novas alianças para a Upadi. Ao grupo, ele apresentou o Memorando de Entendimento firmado em dezembro de 2016 com a Organização dos Estados Americanos (OEA). Para José Tadeu, a ação é de grande magnitude e irá propiciar a participação efetiva dos países e entidades membros da União Pan-Americana em ações concretas da OEA, considerando que a Upadi passou ao status de órgão consultivo da organização.

Ainda em reunião com os diretores, Tadeu falou da parceria que vem sendo construída desde o ano passado entre a Upadi e o World Bank. A proposta, segundo Tadeu, é realizar trabalhos conjuntos de levantamento de dados estatísticos em engenharia nos países membros, bem como promover consultoria sobre temas específicos, por país e entidade membro.

Após a reunião e durante a transmissão do cargo de presidente da Upadi, José Tadeu recebeu a comenda da cidade de Sucre como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à engenharia pan-americana, tendo sido reverenciado pelo prefeito e pelo secretário de Obras Públicas de Sucre.

Mulheres na engenharia
Ainda na cerimônia do dia 27, foi formalizado o nome da nova liderança que irá dirigir a instituição entre 2019-2020. A engenheira civil Maria Teresa Pino, do Paraguai, irá suceder à Dalenz no próximo biênio e já recebeu o termo de posse para acompanhar de perto as atividades da Upadi. Isso porque de acordo com o regimento, os presidentes são eleitos dois anos antes de assumir o cargo para que possam tomar conhecimento de todas as decisões de seu antecessor.

Saiba mais sobre a União Pan-Americana
A União Pan-Americana de Associações de Engenheiros é a instituição que promove a integração das associações de engenharia da região pan-americana, com a missão de contribuir ativamente para o desenvolvimento econômico e social dos povos nas áreas relacionadas com o exercício da profissão. Foi criada em 20 de julho de 1949, com o corpo de engenharia de 16 países pan-americanos. Atualmente, a Upadi tem 27 países membros da América, e 31 organizações como observadoras.

Fonte: Confea