O telhado que está ajudando a combater a escassez de água no Irã!

26_06

Concave Roof, assim chamado, é um sistema de telhado duplo projetado pelo escritório BM Design Estúdio, do arquiteto Barak Sadri Mostofi. A cobertura côncava, própria para a coleta de água das chuvas em zonas de clima árido, foi construída em uma escola localizada na cidade de Jiroft, na província de Kerman, no Irã.

O objetivo dos projetistas era encontrar uma solução simples de armazenar e redirecionar, o mais rápido possível, a água das chuvas, antes que pudesse evaporar com a alta temperatura ambiente, para uma rede do tipo doméstica. Outro desejo era utilizar esse elemento para promover o resfriamento natural dos interiores, sem que houvesse a necessidade do uso de aparelhos de ar condicionado. O modelo de cobertura desenvolvido mostrou-se tão eficiente que, em tése, pode ser aplicado em outras situações semelhantes, o que ajudaria a conter o aquecimento global e a melhorar o fornecimento de água nas comunidades carentes.

A cobertura da escola de Jiroft, projetada pela BM Design Estúdio, apresenta um sistema de camada dupla composta por grandes bacias e um telhado ligeiramente ondulado. A primeira parte tem como propósito recolher a água das chuvas. A área de captação é inclinada. As gotas caem e escorregam em direção a um ponto central, por onde são canalizadas até um reservatório. Esse processo precisa ser rápido, já que a quantidade de precipitação anual no lugarejo é bem menor que a taxa de evaporação da umidade atmosférica, devido às altas temperaturas.

Estima-se que nos novecentos e vinte e três metros quadrados da escola possam ser recolhidos cerca de trinta metros cúbicos de água, utilizando o sistema de telhado côncavo. Tudo que for coletado será repassado, assim, aos reservatórios. Esses estão escondidos e interligados entre as paredes do edifício. A ideia é que isso possa ajudar a esfriar, de forma passiva, os interiores.

Fonte: BlogdaEngenharia.com.br