Quem Somos

Ponte Rio Niterói

A Federação Brasileira de Associações de Engenheiros – FEBRAE é uma organização sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública Federal pelo Decreto nº 34.867 de 30 de dezembro de 1953, com a função de representar a Engenharia Brasileira, principalmente nos organismos internacionais.

A FEBRAE é constituída pelas principais Associações de Engenheiros estabelecidas no Território Nacional. Ela engloba as organizações de âmbito municipal, passando pelas de âmbito estadual, até as entidades nacionais.

Como membros da FEBRAE incluem-se o tradicional Clube de Engenharia (Rio de Janeiro), o Instituto de Engenharia (São Paulo), a Sociedade Mineira de Engenheiros, a Associação Brasileira de Engenheiros Civis, a Federação das Associações de Engenheiros de Minas do Brasil, a Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas, a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval e o Comitê Brasileiro de Grandes Barragens, congregando um total de cerca de 100.000 profissionais da Engenharia.

No âmbito internacional, a FEBRAE representa a Engenharia Brasileira, participando como membro fundador da União Panamericana de Associações de Engenheiros – UPADI, que reúne associações de engenheiros de mais de 30 países das Américas e da Federação Mundial de Organizações de Engenheiros – WFEO/FMOI, com mais de 90 países representados.

As principais atividades desenvolvidas ao longo de 2008 referem-se à organização de dois grandes eventos: a XXXI Convenção da UPADI, nos dias 29 de novembro a 02 de dezembro e a WEC (World Engineers Convention), nos dias 03 a 06 dezembro de 2008, ambas no mesmo local – Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, DF.

Palavra do Presidente

“Febrae dá um importante passo rumo à valorização profissional Visando cada vez mais o engrandecimento da classe e a valorização dos profissionais da área tecnológica, a nossa Federação está lançando um novo site, com o objetivo de divulgar as ações da Febrae e das associações federadas, como também, levar informações úteis e importantes com maior agilidade e rapidez. Temos a certeza que será um importante instrumento de comunicação, pois está mais moderno, dinâmico e será atualizado semanalmente. Desta forma contamos com a colaboração das entidades para que nos enviem notícias de interesse dos profissionais, tendo em vista que procuramos fazer um trabalho em conjunto em torno de interesses comuns, cujo resultado são benéficos para todos. Sem dúvida, isso representa uma grande conquista para a Febrae, pela qual tanto temos lutado nos últimos anos. Futuramente poderemos disponibilizar um site para cada federada, desde que haja interesse, por um valor mensal “simbólico”.”

José Tadeu da Silva
Presidente (Licenciado)