Trator autônomo e sem cabine é apresentado ao público no Brasil!

19_06

 

A CNH Industrial apresentou nesta quarta-feira (26/4) o modelo de trator sem cabine e operado totalmente à distância da marca Case. Foi em um encontro com jornalistas na unidade da empresa, em Sorocaba (SP). Trazido pela primeira vez ao Brasil, o modelo será exposto na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP) depois de ter passado pela Farm Progress Show, nos Estados Unidos, e pelo Salão Internacional de Máquinas Agrícolas (Sima), na França.

Tratado pela fabricante como um conceito, o trator com motor a diesel de 380 cavalos e design futurista é “pilotado” através de um tablet. Traz tecnologias já existentes em outros modelos da marca, como a telemetria, acrescidas de sensores, radar e câmeras, aplicativo de controle remoto e sistemas de comunicação com outras máquinas e implementos.

Até agora, essa integração entre equipamentos foi testada apenas com produtos da própria Case. No entanto, os executivos afirmaram que a intenção é adotar o conceito de plataforma aberta, já que máquinas de diferentes marcas se comunicam cada vez mais. A promessa é de um trator que pode trabalhar durante 24 horas se necessário, executando tarefas em todas as fases da produção.

Não há previsão de lançamento comercial do trator autônomo. Neste ano, a empresa fará dois projetos-piloto nos Estados Unidos para testar a aceitação da tecnologia. Os sistemas de movimento e controle remoto serão adaptados em tratores que já estão no mercado norte-americano. As atividades serão na Califórnia, escolha nada aleatória já que o Estado é um importante polo de desenvolvimento tecnológico.

Fonte: Revista Globo Rural