Últimos dias para se inscrever em cinco programas de pós-graduação do CTC/PUC-Rio nas áreas de Engenharia e Matemática

puc-rio

Inscrições se encerram neste mês de junho e as aulas começam no segundo semestre

Até o final deste mês, o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para cinco programas de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado), que começarão no segundo semestre de 2017. Confira abaixo os cursos e as respectivas datas de inscrição:

  • Engenharia Civil Até 30/06/2017
  • Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos Até 30/06/2017
  • Engenharia Mecânica – Até 30/06/2017
  • Engenharia Elétrica – Até 25/06/2017
  • Matemática Até 23/06/2017

De acordo com os últimos resultados da CAPES (triênio 2010-2012) — ­ órgão do governo que avalia todos os programas de pós-graduação do País, com notas de um a sete —­ a PUC-Rio está entre as melhores universidades do País. No CTC, dos 11 programas avaliados, dois receberam nota máxima (Informática e Engenharia Mecânica), quatro ficaram com nota seis (Engenharias Civil e Elétrica e os bacharelados em Física e Matemática) e três conquistaram nota cinco (Química, Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos e Engenharia de Produção).

Sendo um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica do País, com cerca de 1.200 alunos de pós-graduação, o CTC/PUC-Rio investe de forma expressiva em pesquisa, contando com cerca de 140 laboratórios modernos e especializados. Atualmente, o CTC/PUC-Rio tem corpo docente formado por aproximadamente 180 professores, todos com doutorado e a maioria com formação no exterior, permitindo uma formação sólida alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto para o desenvolvimento de pesquisadores para o País. 

Oportunidade de bolsas de estudo para os cursos de tempo integral

O candidato aprovado para cursar pós-graduação acadêmica em tempo integral no CTC/PUC-Rio poderá requerer bolsa de estudo da Capes, CNPq, Faperj e de outros órgãos de fomento. A solicitação deve ser feita diretamente no departamento do curso escolhido. Adicionalmente à bolsa de manutenção concedida para o estudante de pós (com duração de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado), a obtenção da bolsa exime os alunos dos custos das anuidades e taxas escolares da universidade. A concessão da bolsa está sujeita à disponibilidade em função do número de candidatos aceitos. Alunos que não se qualificarem para receber a bolsa de fomento são elegíveis a outra modalidade de bolsa CAPES (bolsa taxa), que cobre integralmente os custos das anuidades e taxas escolares da universidade.

A seleção dos candidatos é feita pela comissão de pós-graduação de cada curso com base no histórico escolar da graduação e do mestrado (para caso de alunos com intenção de ingresso no doutorado), cartas de recomendação, curriculum vitae, experiência profissional e, caso seja necessário, será marcada uma entrevista com o candidato. Com exceção do Departamento de Engenharia Mecânica, os demais candidatos selecionados que sejam ex-alunos da PUC-Rio pagam R$ 50,00 (cinquenta reais) de taxa de inscrição e os demais, R$ 100,00 (cem reais). O candidato pagará a taxa de inscrição somente se for aprovado no processo de seleção. Os cadastros para inscrição devem ser feitos no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/ e os editais podem ser consultados no link http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html.
 

Veja os detalhes de cada um dos cursos de pós-graduação com inscrições abertas:  

 Engenharia Civil – Inscrições até 30/06/2017 – Conceito 6 na CAPES

O Programa oferece cursos de mestrado e doutorado em duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia.  A primeira conta com 10 linhas de pesquisa: Computação Gráfica Aplicada, Dano e Fraturas, Estrutura de Aço e Mistas, Estruturas de Concreto Armado e Protendido, Instabilidade e Dinâmica de Estruturas, Materiais Cimentícios Avançados, Materiais Não Convencionais, Modelos Constitutivos, Métodos Variacionais e Computacionais e Novas Metodologias na Engenharia. Já a Geotecnia, possui 5 linhas divididas em: Geomecânica Computacional, Geomecânica do Petróleo, Geotecnia Ambiental, Geotecnia Experimental e Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia.

Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progciv.html.

Engenharia Mecânica – Inscrições até 30/06/2017 – Conceito 7 na CAPES
Desde sua criação, o programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio vem recebendo nota máxima no processo de avaliação da CAPES. Os cursos de mestrado e doutorado são divididos em três áreas de concentração: Mecânica Aplicada, Petróleo e Energia e Termociências, com oito linhas de pesquisa. A seleção dos candidatos será feita com base no histórico escolar, curriculum vitae e cartas de recomendação. Excepcionalmente, neste semestre, não haverá prova online. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os candidatos. Não há taxa de inscrição.
Mais informações: http://www.mec.puc-rio.br/?pag=pos_apresentacao.

 Engenharia Elétrica – Inscrições até 25/06/2017 – Conceito 6 na CAPES

Os candidatos ao título de mestre e doutor podem se inscrever nos programas oferecidos em Engenharia Elétrica em uma das seis áreas de concentração: Eletromagnetismo Aplicado, Métodos de Apoio à Decisão, Nanotecnologia, Processamento de Sinais, Automação e Robótica, Sistemas de Comunicações e Sistemas de Energia Elétrica.

Mais informações: http://www.ele.puc-rio.br/pos_inscricao.php?pageSet=22

Matemática – Inscrições até o dia 23/06/2017 – Conceito 6 na CAPES

Com área de concentração em Matemática Pura e Matemática Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece nove linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2010-2012, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota seis e passando a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.

Mais informações: http://www.mat.puc-rio.br/posgraduacao